Criar uma campanha de promoção pode ser um recurso excelente para aumentar suas vendas, mas também pode ser um tiro no pé se não for realizada de forma estratégica.
Mas, antes de falarmos sobre uma promoção em si, abordaremos, de forma rápida, etapas fundamentais na estruturação de qualquer campanha.
Para que uma campanha de promoção alcance os resultados esperados, é fundamental seguir alguns passos desde o planejamento até o resultado final. Conhecer cada etapa do processo é fundamental. Por isso, as empreendedoras da J’adore não apenas recebem todo o material de marketing com promoções planejadas, cronogramas de divulgação e estratégias de comunicação assertivas, mas também contam com consultorias para implementar e impulsionar suas vendas através de campanhas promocionais de maneira eficiente.
VOCÊ É EMPREENDEDOR(A) E AINDA TEM DÚVIDAS DE COMO USAR AS PROMOÇÕES A SEU FAVOR PARA AUMENTAR SUAS VENDAS?
Comece com o aquecimento. Esta é a primeira etapa de uma campanha promocional, onde criamos curiosidade e expectativa, chamando a atenção do consumidor para o que está por vir e já gerando um sentimento de urgência.
Após o aquecimento, é preciso manter a atenção do consumidor. É hora de começar a antecipação. Quem é expert em criar esse desejo no consumidor antes do lançamento oficial? Bianca Andrade, da Boca Rosa, que antes mesmo do produto sair no mercado já traz o assunto de forma antecipada, como fez no seu último lançamento de base em stick.
Além de Bianca Andrade, outras marcas são conhecidas por terem uma forte estratégia de marketing utilizando esse tipo de abordagem, como Apple, Samsung, O Boticário e a própria J’adore! Você também pode aproveitar e utilizar no seu nicho.
Feito o aquecimento e a antecipação, é hora da divulgação pesada: o lançamento!
Utilize ao máximo as redes sociais, pois elas podem ser grandes impulsionadoras do seu negócio. Use stories, reels, TikTok, e-mail marketing, grupos no WhatsApp e Telegram, e todas as redes sociais em que estiver presente para alcançar seus clientes. Aqui a repetição é uma ótima estratégia: faça divulgações diárias e constantes.
Não se esqueça da etapa pós-lançamento. Engaje seu público nas redes, mostre feedbacks, compartilhe a satisfação dos clientes e busque interagir com seus seguidores. Isso ajuda a reforçar positivamente a imagem da sua marca, gerando fidelização e conquista para futuras promoções.
Agora que falamos das etapas de uma campanha, abordaremos alguns pontos importantes diretamente conectados às campanhas de promoções!
As campanhas de promoção oferecem muitos benefícios para quem sabe usá-las, mas é importante conhecer os prós e contras desse tipo de ação. Confira:
Prós:
●Ótima oportunidade de aumentar a visibilidade do seu produto ou serviço, principalmente se corretamente utilizada com as ferramentas das redes sociais. É possível alcançar um público maior do que o esperado, inclusive de forma orgânica.
● Zerar estoque parado. Sabe aquelas peças “encalhadas”? Esse é o momento perfeito para conseguir baixar este estoque, pois com pequenos ajustes no material de marketing existente cria-se uma atratividade para essas peças. Exemplo: faça novas fotos desses produtos, monte kits, mix de produtos, destaque o “antes e depois” dos valores.
●Permite interação direta com o seu público e com isso a campanha se torna mais envolvente e atrativa. Essa interação proporciona insights valiosos, coleta de dados e feedbacks para promoções futuras. Oportunidade para você reter esses leads!
● Ajuda a prospectar mais clientes e ampliar a base de consumidores. As promoções podem ser um facilitador poderoso para atrair clientes hesitantes que já conhecem seu produto, mas talvez não tenham considerado sua marca anteriormente.
●Desde que bem executada, com um atendimento diferenciado e buscando conhecer o perfil do cliente, cria conexão com o público, ajudando a construir relações mais sólidas, incentivando-os a serem fieis a longo prazo, não apenas durante as promoções.
●Aqui acontece o que chamamos no mercado de “produtos isca”. Descontos atraentes costumam motivar os clientes a comprarem mais, até mesmo outros produtos fora da promoção, resultando em um maior movimento de caixa e, consequentemente, aumento do faturamento. Ou seja, a promoção é uma isca para que você possa abrir contato com novos clientes e, com uma estratégia casada, vender produtos fora da promoção.
Contras:
●As promoções são ótimas por vários motivos; no entanto, deve-se ter cuidado para não gerar o efeito contrário ao desejado: diminuição do valor da marca e queda no faturamento devido ao excesso de promoções. Você não pode acostumar o seu cliente a comprar somente nas promoções. Para isso, as promoções tem que ser pontuais e tratadas como eventos específicos.
●Atração de clientes interessados apenas em promoções temporárias. Muitas pessoas estão em busca apenas de economia, ou agem por impulso e acabam virando um perfil só de “compra em desconto’’. Para evitar isso, crie sempre promoções com estratégia e com ações de fidelização para manter esse consumidor interessado no seu produto a longo prazo. A promoção é perfeita para coleta de dados/informações sobre esses clientes para que, posteriormente, você possa contatá-los e iniciar o desenvolvimento do relacionamento.
●Dúvidas sobre a qualidade do produto ofertado. Muitas empresas e marcas utilizam promoções para liquidar itens defeituosos ou próximos do vencimento, criando uma percepção negativa. Para evitar essa armadilha aos olhos dos consumidores, é essencial optar sempre por promoções genuínas, oferecendo produtos do estoque em perfeito estado e com a mesma qualidade do preço original. Ao longo do tempo, isso constrói a confiança dos clientes em seu produto, tornando-o um item desejado na lista de compras dos consumidores.
COMO TORNAR O PRODUTO DA PROMOÇÃO INTERESSANTE?
A chave para uma promoção bem-sucedida está em cativar o consumidor com seus produtos, envolvê-lo em cada etapa da divulgação e criar o desejo de compra.
Para tornar o produto mais interessante, aposte em vídeos, fotos e depoimentos desde antes do lançamento (fase de aquecimento e antecipação). Mostre os benefícios e qualidades do seu produto, aproveitando todas as informações a seu favor. Por exemplo, é possível destacar sua durabilidade, vida útil, design e outros diferenciais. Pense também em escolher datas estratégicas para o lançamento.
Outra estratégia eficaz é o uso do storytelling para criar uma conexão emocional com o consumidor. Construa uma narrativa por trás da promoção, tornando-a mais real e aumentando a identificação do público, o que faz o produto se tornar mais interessante e desejável. Considere também oferecer produtos exclusivos, tornando difícil para o cliente resistir à compra imediata.
Seja criativo e não tenha medo de surpreender seu público e clientes. Consumidores geralmente são atraídos por novidades e experiências únicas, desde que não sejam exageradas ou apelativas. Ofereça emoção, encanto e uma experiência memorável.
Um exemplo são roletas de descontos aleatórios (10%, 15%, 30%) em outros produtos que não fazem parte do catálogo promocional. Além disso, criar lista VIP ou grupos com ofertas futuras exclusivas para clientes que atingirem determinado valor de compra pode ser uma excelente estratégia. Saia da mesmice e inove sem medo!
Agora que você sabe como utilizar campanhas de promoção de maneira eficiente para impulsionar suas vendas, deixe seu comentário abaixo se este conteúdo foi útil para você e como você planeja suas campanhas!
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