15 jul 2021

Como criar sua marca e fortalecer seu negócio

Um conjunto de fatores determinam como seus clientes e o mercado visualizam seu negócio. O principal deles é saber projetar sua marca!

No post anterior destacamos alguns pontos fundamentais para fidelizar seus clientes. Agora, vamos dar enfoque às quatro primeiras dicas que se resumem a um ponto crucial: Projetar sua Marca!!

Ao buscar estabelecer uma presença online mais sólida do seu negócio, é necessário desenvolver estratégias de marketing que o tornará mais acessível ao seu cliente. Desta forma, é essencial estabelecer uma marca forte e de fácil identificação com seu público.

Podemos considerar a marca como o DNA da sua loja, responsável por conectar o seu produto com os seus clientes. Ter uma marca forte vai além da sua logomarca, representa o conjunto de valores (posicionamentos, nome, logotipo, cores, linguagem e estratégias) que demonstram a capacidade do seu negócio para atender às necessidades do seu cliente.

Você deve estar se questionando: “Mas como conseguir atender a todos esses aspectos para ter uma marca de destaque?”. O Grupo J’adore responde sua pergunta! Acompanhe algumas dicas fundamentais para fortalecer seu negócio:

Veja-se como uma empresa!

O primeiro passo de tudo é visualizar que agora você é um empreendedor e ser um empreendedor significa ser sua própria empresa e o seu próprio chefe. Você é responsável pelo planejamento, horário de funcionamento, imagem e atendimento da sua empresa. É fundamental ter o entendimento claro do que o seu negócio é hoje e como pretende ser amanhã, considerando tanto a perspectiva de quais atividades irá desenvolver com seu público cotidianamente, quanto de quais são seus objetivos a curto e longo prazo.

Entenda seu público!

Já avisamos antes, mas nunca é demais destacar que é extremamente importante definir qual o é seu público. Afinal de contas, só assim você conseguirá entender quais os gostos e meios de tornar seu produto atrativo para ele.

Se você tem dúvida sobre a personalidade do seu público, uma dica boa é realizar pesquisas com seus clientes, parceiros e potenciais clientes para, assim, reconhecer qual imagem o seu negócio transmite e verificar se condiz com o que você espera. Além disso, é interessante criar a personalidade desse público, de forma a tentar humanizá-lo e torná-lo mais palpável. Crie duas pessoas fictícias traçando os gostos, estilo, hábitos e personalidade delas: isso é o que chamamos de Brand Persona. Essa estratégia irá te ajudar a entender melhor a mensagem que a sua empresa quer transmitir e aproximar sua marca do público que mais se identifica com ela.

Defina os valores da empresa!

Para conseguir definir os valores do seu negócio é essencial traçar o paralelo do que tem a ver com você e o que combina com o público que você pretende alcançar. A partir disso, você irá estabelecer o que há em comum entre esses dois pontos para trabalhar a imagem do seu negócio, definindo aspectos como ética, confiabilidade e tudo mais que destaca seu empreendimento da concorrência.

Tenha uma identidade verbal e visual!

A construção da sua identidade verbal e visual envolve pesquisa e reconhecimento, pois precisa ser original, atraente e condizente de forma objetiva com os pontos fortes do negócio. Ao escolher o nome, as cores e o logotipo da marca, mais do que apenas seu gosto pessoal, é necessário pensar estrategicamente qual será o efeito de cada um desses fatores na mente das pessoas. Tudo precisa ser propositalmente alinhado pensando nas questões que acabamos de citar (posicionamento, valores, estratégia etc.).

A dica é utilizar o mesmo método que na estipulação dos valores do seu negócio: buscar o que tem em comum entre o seu gosto e o gosto do seu público.

Planeje-se estrategicamente!

Você deve estudar onde e como vai divulgar a marca e, a partir disso, entender a forma mais eficiente de fazer com que seu público alvo reconheça sua loja da forma como você deseja que ela seja percebida.  Esse planejamento estratégico é o que chamamos de Branding e resulta na percepção que o cliente tem da empresa.

O Branding é também o que faz com que o público alvo se identifique com a marca e queira consumir seus produtos ou serviços. A grosso modo pode-se dizer que é o processo de conquista do cliente.

Ao elaborar um Branding é importante lembrar que ele deve ser trabalhado e aperfeiçoado constantemente, pois, assim como relacionamentos pessoais, empresas e clientes também estabelecem relações que precisam ser asseguradas, mantidas e revalidadas através do tempo. Trace um prazo de periodicidade para avaliar suas estratégias e entender qual resultado está obtendo através delas.

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