23 jun 2021

Não compre seguidores, fidelize clientes!

O Marketing Digital se tornou um dos pilares de qualquer negócio e empreender online é a mais nova tendência da era digital. Mas não se engane, vender online não é uma tarefa tão simples assim!

Muitos microempreendedores acreditam que o segredo está em ter o máximo de seguidores possível para conseguir o melhor número de vendas. Caem, assim, no equívoco de comprarseguidores. A realidade é que ter 30 mil seguidores não significa ter 30 mil pessoas que conhecem e acompanham sua loja. Comprar seguidores, além de um grande desperdício de dinheiro, pode ser inclusive prejudicial para sua conta, pois a grande maioria das redes sociais utiliza mecanismos para identificar aplicativos e servidores que burlam seus algoritmose, assim, diminuem seu alcance, engajamento e podem até bloquear sua conta.  

Então, como conseguir melhorar a presença digital do seu negócio e captar mais clientes? A resposta é simples: planejamento estratégico. Neste post vamos trazer 6 dicas ótimas para que você não gaste seu tempo e dinheiro em vão!

1. Entenda o perfil do seu público e como ele navega online

Antes de publicar e tentar captar clientes, é importante primeiro saber qual é o seu público. Lembre-se que seguidores estão em constante movimentação pelas redes sociais, não são exatamente um alvo parado esperando ser atingido pela sua loja. Então, não leve a expressão “público alvo” ao pé da letra. Seu público é sua prioridade, não seu alvo!

Entenda a personalidade dele, qual faixa etária, estilo de vida, classe social e como navega online. Assim você saberá quais hashtagsinfluencers e conteúdos ele gosta e pode se basear neles para elaborar suas publicações.

2. Tenha um visual atraente

É importante ter uma logomarca que se destaque e tenha a vercom o estilo da sua loja e dos seus seguidores. Além disso, produza peças gráficas que sejam atrativas para seus seguidores e destaquem o seu produto. Ao publicar, não faça apenas uma descrição do produto, mas procure também informar sobre suas qualidades, formas de utilizá-lo e qualquer outro tipo de informação que você julgue relevante.

3Entenda a linguagem do seu público

A forma como você se comunica com seu cliente é outro aspecto fundamental. Assim como sua logomarca, a linguagem usada com seus clientes precisa refletir o estilo da sua marca. A extrema formalidade ou informalidade pode afastá-lo. A dicapara saber o ponto certo dessa linguagem é observar a forma como estão se comunicando os influenciadores e produtores de conteúdo online que seu público costuma seguir. 

4. Crie um planejamento de conteúdo

Antes de criar qualquer conteúdo é importante planejar como ele será desenvolvido, entendendo o contexto em que será publicado e como extrair o máximo de engajamento dele. Criar um calendário de postagens é a dica! Ele te possibilitará uma melhor organização do seu planejamento e você pode tanto utilizar aplicativos como criar uma planilha no Excel para isso. 

Caso prefira usar uma planilha é interessante ter abas como:calendário de datas comemorativas, pois assim fica mais simples a visualização de como produzir a divulgação de seus produtos com antecedência; links de inspiração de postagens e calendário semanal ou quinzenal dos conteúdos já elaborados. É interessante também criar uma pasta para separar as imagens e vídeos, com subpastas nomeadas sugestivamente como as abas da planilha.

Outra dica interessante é, em seu planejamento, pensar em uma publicação para realizar impulsionamento pago dentro da própria rede social, na qual você pode configurar de forma aalcançar perfis com as características do seu público. Desta forma, você conseguirá um alcance melhor dessa publicação e,consequentemente, uma maior captação de novos seguidores para seu perfil. Vale ressaltar que não é necessário um grande investimento para realizar impulsionamento pago: com apenas 1 real por dia você terá maior alcance e melhor engajamento em suas publicações.

5. Interaja com seus seguidores

As redes sociais oferecem hoje vários recursos que podem auxiliar a interação com seu público. Nos stories, por exemplo, você pode criar enquetes, caixas de perguntas e testes para saber a opinião deles. Com o recurso de menção, pode mencionar outros perfis e também repostar stories nos quais tenha sido mencionado. Uma dica legal é incentivar seus clientes a marcarem sua loja quando utilizarem seus produtos. Você também pode postar stories com músicas e gifs, para deixá-los ainda mais atrativos.

Outra sugestão é fazer postagens com vídeos e formatos variados, que não sejam somente fotos e descrição do produto. O Instagram oferece a opção de formato em vídeo IGTV, que são vídeos com duração superior a 1 minuto e também vídeos Reels, que tem duração de até 30 segundos, mas que possuem um melhor alcance. Outro formato interessante é a postagem em carrossel, na qual você pode colocar várias fotos em sequência. 

Realizar promoções e sorteios também é outra dica de ouro. Busque parceiros que tenham o público semelhante ao seu para realizá-los e assim conseguirá somar o seu público com o de seus parceiros, consequentemente atraindo potenciais novos clientes. 

6. Busque um feedback dos seus clientes e entenda o feedback da plataforma

Como citado no post anterior “Como transformar seus seguidores do Instagram em clientes”, as contas comerciais, tanto no Instagram quanto no Facebook, mostram dados sobre alcance, interação, engajamento e visitas ao perfil de cada publicação, além de também mostrar as publicações com melhor desempenho. Analisando esses dados você poderá entender os formatos mais assertivos para seu público e pensar em meios de aperfeiçoar os que não tiveram um desempenho tão bom. 

É interessante sempre buscar um feedback dos seus clientes e utilizar os comentários positivos em sua comunicação e assim assegurar aos seus novos seguidores que sua marca é comprometida em oferecer o melhor para seus clientes.

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Fontes:
https://www.mlabs.com.br/blog/comprar-seguidores-no-instagram/
https://blog.vxcomunicacao.com.br/5-motivos-para-nao-comprar-seguidores-no-instagram/
https://rockcontent.com/br/blog/como-ganhar-seguidores-no-instagram/

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